O QUE É PERMITIDO FAZER DURANTE O SÁBADO (SHABAT)?

 

Durante o sábado (shabat) não é permitido acender fogo (Êxodo 35:3). Portanto, se você for precisar de fogo durante o shabat, deve acender o fogo antes do início do shabat (sábado).

 

Algumas pessoas dizem que por este motivo não é permitido acender a luz ou chamar o elevador durante o shabat (sábado), porque quando acionamos o interruptor se produz uma faísca.

 

No entanto, a faísca não é fogo, pois o fogo somente se produz se a faísca entrar em contato com combustível, de modo que quando alguém acende uma lâmpada elétrica ou chama o elevador, não está acendendo fogo.

 

Portanto, é lícito acender lâmpada elétrica e chamar o elevador durante o shabat.

 

Durante o shabat não é permitido fazer nenhum trabalho (Êxodo 20:10).

 

O trabalho que não devemos fazer no shabat (sábado) é a atividade econômica, pois o versículo Êxodo 23:12 mostra que o objetivo do shabat é dar descanso aos servos e aos empregados e aos animais de tração e aos animais de carga, e os versículos Números 28:9-10 mostram que Deus ordenou que durante o shabat (sábado) os sacerdotes, no Templo, lhe ofereçam holocaustos e oferendas, o que mostra que certas atividades, que não são atividades econômicas, não devem ser interrompidas por causa do shabat (sábado).

 

Portanto, os donos de lojas ou de fábricas ou de empresas em geral não devem abrir seus estabelecimentos no sétimo dia da semana, que é o shabat (sábado), desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado.

 

Da mesma forma, os donos de fazendas ou de minas devem dar folga a todos os seus empregados durante o shabat (sábado).

 

E em casa, durante o shabat (sábado), não devemos fazer nenhum trabalho de administração doméstica, como, por exemplo, fazer compras, ou cozinhar, ou fazer faxina na casa, ou fazer reformas ou reparos na casa.

 

No entanto, se acontecer uma emergência, um problema que precise ser resolvido imediatamente, podemos resolver este problema durante o shabat (sábado). Por exemplo: se durante uma refeição alguém esbarrar num copo e derramar bebida na mesa, é permitido limpar imediatamente o local que ficou sujo, não é necessário passar todo o restante do shabat (sábado) com aquela sujeira na mesa, pois isso é diferente de fazer a faxina na casa, isto é apenas resolver uma emergência.

 

Durante o shabat (sábado) é permitido esquentar a comida que já está pronta, pois isto não é cozinhar.

 

Também é permitido fazer durante o shabat (sábado) o que for necessário para salvar a vida de uma pessoa, ou para curar um enfermo.

 

Portanto, é necessário que haja alguns médicos e enfermeiros e farmácias de plantão durante o shabat (sábado).

 

E existem certos serviços públicos essenciais que também têm que funcionar durante o shabat (sábado), pois não podem ser interrompidos, como, por exemplo, o serviço de fornecimento de energia elétrica, pois sem energia elétrica os hospitais não podem funcionar.

 

Durante o shabat (sábado) é permitido ouvir música, ver televisão ou ouvir rádio e ler páginas na internet, pois isto não é trabalho, pois não é atividade econômica. Mas o dono de emissora de televisão ou de rádio só pode transmitir durante o shabat programas gravados antes do início do shabat, e deve iniciar a reprodução e a transmissão antes do início do shabat.

 

Pelo mesmo motivo, é permitido os cônjuges terem relações sexuais durante o shabat (sábado), e é permitido tomar banho durante o shabat (sábado).

 

Durante o shabat (sábado) é permitido ir à sinagoga, ler a Bíblia, orar, e tocar e cantar músicas de louvor a Deus, pois isto não é atividade econômica, e Deus ordenou, em Números 28:9-10, que os atos de culto a Ele não se interrompam por causa do sábado (shabat).

 

Resumindo: é permitido fazer durante o shabat (sábado) tudo aquilo que não é atividade econômica e que não é acender fogo, e tudo aquilo que precisa ser feito para resolver situações de emergência ou para salvar vidas de pessoas ou curar os enfermos, e tudo que é ato de culto a Deus.

 

Que Javé (Yahveh) vos abençoe.

 

João Paulo Fernandes Pontes.

 

Publicado em 3 de fevereiro de 2008.

 

Atualizado em 18 de outubro de 2015.

 

HOME

 

EM PORTUGUÊS                IN ENGLISH                בעיברית

 

Site Meter